Bem vindos!

Este blog foi feito para narrar algumas das caraminholas de minha cabeça, antes que ela exploda! É um espaço de reflexão, e não de notícias ou de relatos do meu dia... A não ser que eles inspirem algum pensamento diferente!!! Mas leia, e não sinta medo dos textos longos: quem sabe o que pode sair deles? As vezes uma caraminhola na sua cabeça também!!! Só lendo para saber! =D

Muito obrigada pela visita! Fique à vontade: sente-se, tome um cappuccino, coma uns biscoitinhos, leia, reflita...
E VOLTE SEMPRE!!!


A proposito: não se preocupe! A cara mudou, mas o blog continua o mesmo! ;)

sábado, 28 de março de 2009

Teorias!

O senso-comum despreza a teoria. Ninguém gosta de matérias muito teóricas, e se gosta nem sempre admite. Mas elas são importantes. Em primeiro lugar porque, como dizia meu professor de Sociologia, elas orientam nosso olhar pelas coisas. E também porque a maioria do que pensamos é teórico! Não há escapatória! Muahahahahahaha!!!
Todo pensamento humano começou pela simplificação e abstração. Se prestarmos atenção, veremos que não existe na natureza uma linha reta, ou uma circunferência perfeita, apenas o ser humano foi capaz de criá-las. No mundo só há formas que nos lembram essas figuras.
Assim como da simplificação nasce a geometria, eu acredito que qualquer outra teoria também seja reducionista! Partindo para a economia, por exemplo: todas as suas teorias são formuladas em um mercado ideal. Ou na física, em que nós sempre desprezamos a resistência do ar!
Mas as pessoas esquecem um pouco disso nas ciências sociais (ou seja, as que estudam o ser humano e as sociedades). Vemos muita gente acreditando que uma teoria explica piamente a sociedade e seus hábitos. Daí veio a inspiração de post.
O professor da faculdade estava explicando uma teoria social (Bourdieu, no caso) e com os exemplos dele, tudo fazia um sentido perfeito! Mas conforme eu tentava aplicar alguns dos conceitos a minha vida, eu me atrapalhava inteira e não entendia mais nada. Mas, como o meu próprio professor enfatizou, existem sempre as exceções a essas regrinhas, e aí que entra todo meu raciocínio caraminhólico de hoje!
Se ao analisar no outro a teoria é tão perfeita, a exceção vem da análise em nós mesmos! Tudo bem, isso foi só um silogismo:


Teoria perfeita para o "Outro"
+
Existem exceções
+
Não a entendemos em nós mesmos
=
O "Eu" é a exceção!!!!


Bingo!
Maaaaaas.... Espera só um pouquinho! Por quê? Por que "eu" é a exceção? (Digressão mode on: o Aristóteles deveria ter pensado que silogismo não são tão óbvios assim!)
Felizmente para quem ficou com a pulguinha atrás da orelha, eu pensei nisso também.
(
Aviso: a teoria toca em questões polêmicas, com diversas opinões. Mas esse blog é aberto a outras ideias, afinal quando digo que teorias são passiveis de erro, eu incluo a minha!)
Como eu já devo ter dito aqui anteriormente, a visão do mundo que temos é limitada. E a nossa visão do outro também o é! Agora, apesar de não conhecermos totalmente a profundidade de nosso "eu", sabemos que somos muito mais complexos do que os outros nos vêem! E sabemos que qualquer teoria é uma redução perto do tamanho de nossa essência, psique, ego (como você preferir chamar!)...
Mas não é por isso que devemos parar de teorizar! Alias, questionar e tentar achar respostas é inerente ao ser humano, tanto que começamos a fazer isso sozinhos, duvido que alguém simplesmente consiga nos fazer parar!
E você? Qual a sua teoria?

2 comentários:

Carol ☆ disse...

Que post nerd, Nathy! hahaha
Mas como eu adoro Sociologia, achei bem legal! :D

Cris disse...

Qual a minha teoria???meu deuss...vou ficar dias aqui contando as minhas teorias!!!hauhauahua....
teorias e teorias...sem elas o q seria de nós???nada como uma dessas "coisinhas" de vez em quando heim?!
outro dia mesmo estavamos na aula de filosofia(aula com tudo pra uma boa teoria naum?eehhe)...e em grupo tinhamos q discutir algumas perguntas sobre o ser humano e a sociedade...a primeira pergunta era..."a sociedade mudou?"...e adivinha....claro q eu tinha uma teoria diferente do resto do grupo...pq tudo depende do jeito q vc ve as coisas...o q vc considera como sociedade, é uma das coisas q influenciam na sua resposta(e vai por mim...mesmo uma pergunta simples dessas naum tem só uma resposta...a resposta do dicionario...a cientificamente correta....)
mas enfim...voltando ao post..eheheh...
(sera q me empolguei?ahuahua)
Teorias...sempre serao feitas...pq o ser humano precisa dela...independete da explicacao q vc tenha para isso...sempre sera uma teoria!!!
=)

e por aqui eu fico...pq ja falei de mais pro meu gosto!hauhauahu

bjuss