Bem vindos!

Este blog foi feito para narrar algumas das caraminholas de minha cabeça, antes que ela exploda! É um espaço de reflexão, e não de notícias ou de relatos do meu dia... A não ser que eles inspirem algum pensamento diferente!!! Mas leia, e não sinta medo dos textos longos: quem sabe o que pode sair deles? As vezes uma caraminhola na sua cabeça também!!! Só lendo para saber! =D

Muito obrigada pela visita! Fique à vontade: sente-se, tome um cappuccino, coma uns biscoitinhos, leia, reflita...
E VOLTE SEMPRE!!!


A proposito: não se preocupe! A cara mudou, mas o blog continua o mesmo! ;)

domingo, 22 de março de 2009

A Aparência é Essencial

Desde os primórdios da filosofia o ser humano distingue a aparência da essência. Enquanto a primeira é a imagem exterior, o que os outros veem, a última é aquilo que de mais profundo somos, nosso ego, psique, ou como você quiser chamar.
Começa, mais tarde, uma clara oposição entre ambas, de que apenas a essência importa, e o parecemos ser não é nada comparado ao que somos. Mas será que a aparência não é assim tão importante?
Acho que a minha pergunta realmente é: somente a essência passa uma mensagem? A aparência também não pode ter conteúdo? Na natureza, por exemplo, cores fortes são um indicador de que um animal ou planta é venenoso. É como se ele dissesse: "Vem, seu besta, me coma! Mas você vai morrer junto comigo!!! La la la la la la!!!".
Mas e entre os humanos?
Deixando idealismos de lado, na nossa sociedade a aparência importa, e muito! Suas roupas, gestos, tipo de cabelo, tudo o que você vê de uma pessoa é usado para julgá-la. Tudo bem, nem sempre este julgamento é correto, mas ele meio que encaixa as pessoas em categorias, como se as colocássemos em caixinhas etiquetadas. Talvez essa seja uma atitude preconceituosa, mas é útil, e por quê? Em primeiro lugar meio que sabemos o que esperar da pessoa quando a vemos. Sabemos se ela é asseada ou desleixada, se é tímida ou extrovertida. Não só as roupas, como a linguagem corporal e a maneira como a pessoa se coloca no espaço contribuem para isso.
Essa informação da aparência também é dada nas embalagens de produtos. Só que ao invés de dizerem "Cuidado, veneno", elas dizem "Olha como eu sou atrativo! Venha me consumir!".
Acho que essa questão de como algo deve parecer é muito menosprezada pelos intelectuais, mas é importante sim. Investindo na aparência certa, podemos passar a mensagem certa!
Pense nisso! ;)

Um comentário:

Carmensita disse...

O tema é complexo, mas verdadeiro...
Muitas pessoas vivem só de aparencias, o que é pessimo, pois isso a torna um ser mediocre...
Mas a propria sociedade fez o homem ser assim...
Enfim muitos beijos!!!!1