Bem vindos!

Este blog foi feito para narrar algumas das caraminholas de minha cabeça, antes que ela exploda! É um espaço de reflexão, e não de notícias ou de relatos do meu dia... A não ser que eles inspirem algum pensamento diferente!!! Mas leia, e não sinta medo dos textos longos: quem sabe o que pode sair deles? As vezes uma caraminhola na sua cabeça também!!! Só lendo para saber! =D

Muito obrigada pela visita! Fique à vontade: sente-se, tome um cappuccino, coma uns biscoitinhos, leia, reflita...
E VOLTE SEMPRE!!!


A proposito: não se preocupe! A cara mudou, mas o blog continua o mesmo! ;)

quarta-feira, 11 de março de 2009

The Importance of Being Someone*

Há algum tempo atrás, no post sobre Dualismos, eu comentei sobre as pessoas serem multifacetadas e não meras personagens planas nas tramas de suas próprias vidas. Apesar disso, existe muita gente que gosta de viver de estereótipos.
Hein! Como assim? Hahahahaha
Nós humanos somos muito paradoxais! E esse é apenas um dos paradoxos. Apesar de nos dizermos indivíduos, todos queremos ser parte de um grupo custe o que custar (e faço questão de continuar usando a primeira pessoa do plural neste post). Atire a primeira pedra quem nunca escondeu algum gosto ou hábito com medo "do que os outros vão pensar"!
A verdade é que por mais que proclamemos "eu sou mais eu" em alto em bom som, tudo mundo quer fazer parte de um grupo: ser aceito, respeitado e até mesmo amado. Nós somos essencialmente sociais, precisamos da comunicação com outras pessoas, e qual a melhor forma de se aproximar senão a afinidade de gostos, idéias, sentimentos e visões de mundo?
Mas convenhamos que algumas pessoas exageram! E aí vem a estereotipagem (uau! que palavrona!!!). Ou seja, você se focar numa imagem pré-estabelecida, sem abranger outros horizontes com medo da exclusão.
Por exemplo: intelectual que se preze só pode comentar o último debate da metafísica molecular e suas consequências para a sociedade capitalista moderna. Onze entre dez de suas palavras tem mais de cinco sílabas. Se ele assistir Big Brother, ou melhor, confessar que assiste, será um paria.
Em suma, eu não tenho nada contra quem se encaixa em um grupo que é estereotipado, muita gente pode acabar entrando neles por moda, mas muitos outros também realmente gostam do que dizem que gostam. Mas se é seu lado A (como nos antigos LPs), cultive também seus lados B até Z. É super legal você ter outras facetas para mostrar, ou mesmo para esconder e fazer o mistério. O ser humano é amplo demais para ser definido em apenas uma categoria! E essa é a nossa maior beleza!
______________
* Tradução: A importância de ser alguém.

Um comentário:

Caca disse...

Gostei muito desse post!!!!
É verdade, sempre queremos ser aceitos, isso é peculiar do ser humano!!!!
Mas tambem devemos nos impor não é?
Beijocasssssssss