Bem vindos!

Este blog foi feito para narrar algumas das caraminholas de minha cabeça, antes que ela exploda! É um espaço de reflexão, e não de notícias ou de relatos do meu dia... A não ser que eles inspirem algum pensamento diferente!!! Mas leia, e não sinta medo dos textos longos: quem sabe o que pode sair deles? As vezes uma caraminhola na sua cabeça também!!! Só lendo para saber! =D

Muito obrigada pela visita! Fique à vontade: sente-se, tome um cappuccino, coma uns biscoitinhos, leia, reflita...
E VOLTE SEMPRE!!!


A proposito: não se preocupe! A cara mudou, mas o blog continua o mesmo! ;)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

A Mentira

A mentira faz parte do ser humano. Porém, está listada entre muitas das ações fora da ética da maioria das sociedades! Por que mentir é tão feio, afinal?
De acordo com o Wiktionary mentir é: "dizer ser verdadeiro que se sabe ser falso; negar o que sabe ser verdade; enganar". Aqui esbarramos em um problema mais grave: se a mentira é o oposto da verdade, o que é a verdade?
Eu acredito que a verdade seja algo subjetivo. Muitas vezes eu posso fazer uma interpretação errada de uma ação, mas apesar do meu julgamento não condizer com a realidade, para mim ele é verdadeiro. Além do que, a verdade tem muitos lados, então não pode ser definida. Mas eu não vou entrar neste mérito aqui e agora.
Outro ponto é que, apesar desse código de ética social, a boa educação muitas vezes clama pela chamada "mentira social". Como assim? Vamos usar um exemplo:

Aquele "amigo" chato te convida para fazer algo, e você não está muito afim, o que você faz?
a) Diz na lata que não gosta dele;
b) Inventa uma doença, um compromisso ou qualquer outra coisa para não magoar a pessoa.

Quem disser que respondeu a letra A ou é muito hipócrita, ou muito ingênuo ou sofre de hiper-sinceridade e é um excluído social.
Às vezes, para viver bem com os outros é preciso engolir alguns sapos e saber omitir algumas opiniões. Uma dica para os homens, na maioria das vezes, quando uma mulher pergunta como está a roupa, ela quer ouvir que está bonita, no mínimo. SE você realmente gostar dela, meu caro, diga o que ela quer ouvir, pelo menos na primeira vez!
Muitas vezes a verdade é dura demais para ser ouvida, enquanto a mentira é uma doce ilusão. É claro que o melhor é sabermos o que realmente se passa dentro do outro, mas outras vezes, é melhor nem imaginar.
Agora, se a mentira pode trazer consequências piores que a verdade, então deve mesmo ser evitada. Aquela mentirinha por educação não faz mal, mas se pensarmos no terceiro sentido da palavra, enganar, ela se torna a pior de todas as coisas.
Acho que por hoje isso é tudo!
Mas ainda há muito que se refletir sobre as mentiras humanas!

2 comentários:

Rodrigo disse...

É verdade isso Nathy, um outro termo muito usado para se referir a mentira é omissão. Para muitas pessoas, deixar de falar algo é uma coisa inocente, sem consequências digamos. Mas para outros, muitas vezes, esta pode ser a pior de todas as mentiras. Pois uma omissão, faz-se acreditar em uma verdade e, logo, se constroi em cima de ilusões novas idéias e conceitos, até que um dia todo este castelo de cartas despenca, em uma verdade dolorosa e decepcionante. O fato é que sem mentira não existe verdade, e verdade não se sustenta sem mentira. O que define o balanço e o uso destes dois fatores é o caráter de cada um, que infelizmente hoje em dia tende mais a questões de falsidade e etc.

Mas isso já são outros tópicos, e eu não sou o caraminholador aqui =P
Huasheau

Super posts Nathy!!!

=D

Bjs

Carmen disse...

Oláááá´flor!!!!

A mentira social é muito usada mesmo e é sem duvida uma forma, muitas vezes, elegante de se sair bem em certas situações...hehehe
Mas devemos tomar cuidado para não virarmos seres hipocritas, as vezes é melhor se omitir, ou até mesmo dar uma de "MIGUEL" heheheeh meu irmão...

Beijos e Te amo!!!!