Bem vindos!

Este blog foi feito para narrar algumas das caraminholas de minha cabeça, antes que ela exploda! É um espaço de reflexão, e não de notícias ou de relatos do meu dia... A não ser que eles inspirem algum pensamento diferente!!! Mas leia, e não sinta medo dos textos longos: quem sabe o que pode sair deles? As vezes uma caraminhola na sua cabeça também!!! Só lendo para saber! =D

Muito obrigada pela visita! Fique à vontade: sente-se, tome um cappuccino, coma uns biscoitinhos, leia, reflita...
E VOLTE SEMPRE!!!


A proposito: não se preocupe! A cara mudou, mas o blog continua o mesmo! ;)

terça-feira, 3 de março de 2009

Razão e Emoção!

Todo mundo que já estudou um pouco de história no colégio sabe que a razão, nos últimos séculos, tem sido o pilar da sociedade e da filosofia ocidentais! Hoje mesmo, numa aula, o professor defendia que o maior símbolo da Modernidade era o racionalismo. Mas é engraçado como os valores acadêmicos, por assim dizer, se distanciam dos valores das ruas... Já repararam que é mais "bonito" entre as pessoas se falar que se agiu com o coração e não com a cabeça?
Pessoas que são "toda coração" e seguem seus sentimentos são vistas como mais verdadeiras. Já quem segue a cabeça é pré-julgado alguém que quer levar beneficio em tudo! Tanto que quando uma pessoa está em um grande dilema o conselho que todo mundo dá é: "siga seu coração". Atire a primeira pedra quem nunca utilizou essa frase!
Quem usa a razão normalmente pondera todos os lados, analisa prós e contras, debate e escolhe aquilo que melhor lhe convir. Agora ao julgar algo com emoção, quesitos como simpatia ou antipatia e o bem-estar com as implicações da decisão são postos em cheque. É como se quem pesasse tudo apenas com a cabeça corresse o risco de trair a si mesmo.
Não estou defendendo uma ou outra forma de pensar. Eu mesma, muitas vezes, me influencio por essa visão de mundo que valoriza o sentimento. Na verdade, comecei a refletir sobre isso esses dias, e logo pensei "caraminhola a vista!". Agora me lembro que uma vez uma amiga minha estava fazendo um teste (uma coisa bem simples) para ver quem era mais racional e quem era mais sentimental. Quem obtinha o segundo resultado ficava radiante, inclusive eu mesma!
Acho que a chave da questão não está na oposição e sim na união das duas coisas. Quem pensa só pela razão ou só pela emoção está fadado a ser incompleto. Indo mais além, acho que é quase impossível para o ser humano. Nossa visão de mundo está ligada ao que sentimos (tópico que prefiro explorar em outro post). Não dá para julgar sem pensar os prós e contras lógicos e pessoais. Até mesmo o que consideramos lógico é nublado pelos nossos sentimentos, noções e impressões, algo totalmente subjetivo. Mas então... por que toda essa preocupação em ser racional ou emocional? Acho que é porque nós somos simplesmente complexos demais....

2 comentários:

M disse...

E põe complexidade nisso! rsrs

Me lembrei do começo de " Eduardo e Mônica"

(Olha que chique...agora tem "reações" !)

Anônimo disse...

Olááááa´lindona!!!
Qto tempo não passo aqui ne???
Adorei esse tema e é muito significativo!!!
Eu mesma tenho dito isso: "siga seu coração".
Bem redigido e explicado!!!
Beijos e ja dei minha emoção...opa!! quer dizer reação hahahaha