Bem vindos!

Este blog foi feito para narrar algumas das caraminholas de minha cabeça, antes que ela exploda! É um espaço de reflexão, e não de notícias ou de relatos do meu dia... A não ser que eles inspirem algum pensamento diferente!!! Mas leia, e não sinta medo dos textos longos: quem sabe o que pode sair deles? As vezes uma caraminhola na sua cabeça também!!! Só lendo para saber! =D

Muito obrigada pela visita! Fique à vontade: sente-se, tome um cappuccino, coma uns biscoitinhos, leia, reflita...
E VOLTE SEMPRE!!!


A proposito: não se preocupe! A cara mudou, mas o blog continua o mesmo! ;)

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O poder da palavra!!!

Já repararam como as palavras são coisas engraçadas?
Elas têm uma força incrível! Parece que mudam tudo!
A começar pelo famoso ditado:

"Há três coisas que não se podem recuperar:
a flecha arremessada,
a palavra proferida
e a oportunidade perdida"

Mas por que, afinal, a palavra é tão poderosa???

Este poder remonta, mais ou menos, da Grécia Antiga, pelo menos em minha reflexão!
Com o advento da pólis grega, e principalmente da noção da democracia ateniense (que não era tão democrática assim, diga-se de passagem), as políticas eram discutidas em praça pública, a famosa ágora.
Somente conseguia obter êxito na política, aquele que soubesse expor bem suas idéias em argumentos. Isso gera a demanda de sábios na retórica. Eles eram os famosos sofistas, tão repudiados por Sócrates e outros filósofos. Os sofistas agiam como professores, ensinando a arte de argumentar. Uma peculiaridade desses sábios, é que acreditavam que não existia uma verdade, é real o que pode ser argumentado e convencido, podendo-se mudá-lo com uma nova perspectiva e argumentação!

Mas voltando ao poder da palavra em si:
Pierre Bourdieu, o famoso sociólogo francês, atribuía a elas um poder simbólico. A fala, além de uma forma de comunicação, é uma mercadoria e isso dá ela um valor de mercado!!! Só lendo assim soa estranho, não? Mas existe um exemplo que ilustra bem e é indiscutível: as pessoas em sala de aula! Por que será que tanta gente tem vergonha de perguntar algo em voz alta na classe? Bourdieu tem a explicação! A gente tem medo que as nossas palavras sejam mal interpretadas, e acima de tudo, tem medo que elas se tornem burras comparadas a do professor! Bourdieu continua, dizendo que a sala de aula é um mercado: a primeira fala é como um primeiro lance em ações, define qual é o preço padrão das palavras. Depois que o primeiro se arrisca, nós mesmo avaliamos o que diremos por base dessa primeira tentativa e principalmente da recepção que ela terá, principalmente por parte do professor!
Algo interessante acontece quando ninguém considera sua fala importante: formasse uma espiral de silêncio, o silêncio de um gera o do outro.

Mas será que é só dessa forma que as palavras são ricas?
Na verdade, elas também são uma forma de status! Por quê?
Bom, na maioria dos países, quem tem mais estudo é quem tem mais dinheiro! Portanto há um domínio da norma culta maior entre as elites e os intelectuais, nem sempre tão ricos. Eles conhecem mais palavras difíceis, "falam bonito". O modo com que você fala, as palavras que você escolhe acabam lhe colocando num patamar próprio!
Em contra partida vem a chamada sociolinguística: um estudo da língua que prega que o verdadeiro falante é aquele que sabe "se locomover" pelos diversos níveis de linguagem, e adaptá-los as mais diversas situações. Por exemplo: não adianta nada um político chegarem uma favela, e começar a usar jargões de economia para explicar suas idéias, poucos vão realmente entendê-lo e votar nele.

Mas é preciso lembrar que a palavra foi "criada" para a comunicação humana, acima de tudo! E que talvez, mais importante do que usar um português perfeito, seja simplesmente passar adiante a informação!

É isso!!!
Beijos a todos!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu adoro o tal "poder da palavra". Pra mim faz todo o sentido, e nunca falhou.
Vá dizer que nunca ninguém te interpretou de forma errada porque você disse algo e não escolheu direito as palavras?
Aliás, as palavras podem construir e destruir relacionamentos pra mim. Quer poder maior que isso?!

Anônimo disse...

antes de dizer alguma coisa, antes pense muito bem ou então fique em silencio!!!!
as vezes uma palavra pode ferir mais do que uma ação!!!!

Anônimo disse...

Realmente uma palavra pode fazer muita diferença.
é como dizem, uma vez que as palavras saem da boca não voltam mais.

Anônimo disse...

"Palavras são palavras, nada mais do que palavras"
Mas o que seria da vida sem elas....
Ah!! elas são muito importantes e devemos pensar muito antes de usa-las, pois podem transformar-se em armas verbais!!!
Adorei o texto.....

Anônimo disse...

Belas palavras!
Afinal, o que seria de um blog sem palavras? E vou mais longe, imagine só que loucura formular qualquer pensamento sem elas! Nossa cabeça é assim, um monte de palavras conversando, tentando se arrumar de uma maneira que faça sentido para nós.

A gente vai juntando sons e consegue falar sobre tudo. Quer dizer, tudo não, quando as palavras faltam a gente tem que ser um pouco mais criativo...

Filosofias à parte, parábens Nathy!