Bem vindos!

Este blog foi feito para narrar algumas das caraminholas de minha cabeça, antes que ela exploda! É um espaço de reflexão, e não de notícias ou de relatos do meu dia... A não ser que eles inspirem algum pensamento diferente!!! Mas leia, e não sinta medo dos textos longos: quem sabe o que pode sair deles? As vezes uma caraminhola na sua cabeça também!!! Só lendo para saber! =D

Muito obrigada pela visita! Fique à vontade: sente-se, tome um cappuccino, coma uns biscoitinhos, leia, reflita...
E VOLTE SEMPRE!!!


A proposito: não se preocupe! A cara mudou, mas o blog continua o mesmo! ;)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Espelho, espelho meu...

... existe alguém com mais caraminholas do que eu?

Bom, eu aposto que sim!!! Hahahahahahahaha

De qualquer forma, eu acho o espelho uma coisa muito interessante, vocês não?
Essa coisa de ver a si mesmo, se encarar assim de frente! Nem sempre temos coragem de fazer isso! Já notaram como as pessoas quebram espelhos tentando quebrar a elas mesmas, em um momento de fúria ou auto-decepção?
E nesse ponto ele difere da fotografia! Talvez porque o espelho é algo que acontece ao vivo! A foto é estática, é um congelamento da sua imagem, mas o espelho, ele se mexe com você. E imagina que arrepiante se seu reflexo se mexesse sem você?

Terrores à parte, o espelho é realmente fascinante, e não sou só eu que acho isso não!! Muitas culturas têm como tema de seus mitos o próprio reflexo, vide o grego Narciso, ou o Espelho Mágico da Madrasta em A Branca de Neve. É provável que isso ocorra porque o objeto nem sempre precisa estar em frente ao espelho para ser refletido, é só estar no ângulo certo!
Aliás, acho que um dos mitos mais comuns é do que existirá através do espelho, justamente por causa dessa propriedade do reflexo! É um tema, inclusive, de uma das aventuras de Alice (sim, a mesma do País das Maravilhas). No imaginário de Lewis Carrol, o País do Espelho é um lugar em que tudo acontece ao contrário, por exemplo: primeiro vem a dor, depois o machucado! Já imaginaram que legal isso seria? Não gera uma espécie de questionamento: se você sabe que vai se machucar, por que não evitar? Quebra o nosso mundinho linear, da causa e da consequência! Além de fazer pensar em coisas como destino e acaso!
Outra teoria comum é a do espelho como reino de nossos alter-egos! Já vi em um desenho a história em que um eu-do-espelho está lá justamente para impedir-nos de atravessar a barreira! O que faria muito sentido, diga-se de passagem! Talvez mais do que as explicações da luz que bate e volta (não que eu menospreze os físicos ;D).

Ainda mais interessantes que o espelho comum, o plano, são os espelhos côncavos, convexos e suas derivações. A deformação da imagem é ainda mais divertida do que sua simples reprodução! Tanto que esses espelhos são famosos em parques de diversões, principalmente os norte-americanos. Acho que eles são, principalmente, uma forma de rirmos de nós mesmos! Um dos problemas das pessoas é que elas se levam muito a sério!

Bom, acho que por hoje é só, senão vou acabar fugindo do tema, e deixemos as fugas para outras caraminholas!!!
Beijooooooos

4 comentários:

Anônimo disse...

biriful!

M disse...

Boa reflexão sobre aquilo que reflete hehe

O que acho legal nos espelhos é quando se coloca um na frente do outro e se cria o infinito =)

Unknown disse...

o espelho é sempre o primeiroa sofrer as consequencias qdo estamos mal com a gente mesmo.......

Anônimo disse...

Espelhos são a obra prima da arte do reflexo, mas eles não são apenas objetos que refletem nossa imagem, com consciência eles nos mostram com transparência como somos de verdade, podendo dizer mais de infinitas coisas com apenas um segundo e um olhar.


aproveitando a conversa de espelhos vou fazer uma propaganda aqui, assistam "Espelhos do Medo", pode te dar uma visão diferente dos espelhos. ^^