Bem vindos!

Este blog foi feito para narrar algumas das caraminholas de minha cabeça, antes que ela exploda! É um espaço de reflexão, e não de notícias ou de relatos do meu dia... A não ser que eles inspirem algum pensamento diferente!!! Mas leia, e não sinta medo dos textos longos: quem sabe o que pode sair deles? As vezes uma caraminhola na sua cabeça também!!! Só lendo para saber! =D

Muito obrigada pela visita! Fique à vontade: sente-se, tome um cappuccino, coma uns biscoitinhos, leia, reflita...
E VOLTE SEMPRE!!!


A proposito: não se preocupe! A cara mudou, mas o blog continua o mesmo! ;)

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Pelos em Ovos

"O único sentido íntimo das cousas
É elas não terem sentido íntimo nenhum."
Alberto Caeiro

Para quem desconhece, Alberto Caeiro é um dos heterônimos criados por Fernando Pessoa. Ele é considerado o mestre de todos os outros, e prega uma filosofia paradoxal, a de viver sem filosofia alguma. Ele acredita que as pessoas procuram profundidade e metafísica onde ela não existe, o que podemos traduzir na expressão "buscar pelos em ovos".
Agora, pode parecer paradoxal um blog de Caraminholas, ou seja, de profunda reflexão, citar alguém tão desapegado como Caeiro. Devo confessar que, apesar de ser uma pessoa muito questionadora, eu sou apaixonada pela filosofia dele, talvez justamente por admirar alguém que consiga pensar dessa forma, porque eu não consigo! Hahahaha! Ou talvez seja uma forma de eu encontrar equilíbrio nas minhas filosofias, por que não?
Mas uma coisa é certa, as vezes as pessoas buscam explicações profundas onde não existem. Vou usar em exemplo de hoje mesmo! Na aula de português da faculdade estávamos falando de Machado de Assis, mais especificamente do livro Dom Casmurro. Quem já estudou esse livro para vestibular saberá bem: não há maior profusão de teorias malucas do que nos na fortuna crítica deste livro! Na verdade, de tanto debater isso a gente até começa a encontrar coisas bizarras no meio! Eu mesma soltei uma teoria que depois fiquei me perguntando de onde tirei!!! Hahahaha!
Como eu dizia, as teorias são muitas, afinal é uma narrativa cheia de detalhes, e Bentinho não é nem um pouco confiável. Mas será que TODOS os detalhes foram realmente pensados por Machado de Assis? Será que não tem um pouco de viagem dos críticos, não?
Até acredito em coisas como a relação com a peça Otelo de Shakespeare, e toda aquela coisa do ciúme. Mas convenhamos, para pensar em metade do que as pessoas atribuem à ele, ele demoraria milênios escrevendo o livro e teria terminado doido!
Falam por exemplo que, em alguns momentos, Capitu representa o Brasil e Bentinho o imperador D. Pedro II. Fala sério, "aeeeee, que forçaaaaado!!!". Hahahaha!
Enfim, é legal "viajar" nos pensamentos, mas me pergunto até que ponto isso é útil para estudos acadêmicos! Hipóteses são o máximo, eu adoro, mas será que não deveríamos nos segurar um pouco?
Não é uma crítica, só uma reflexão mesmo!

Um comentário:

M disse...

Nossa! Qual foi a mente criativa que inventou essa teoria do Dom Casmurro?? hahaha

"aeeee que forçaaaado!!!" (2)

"Às vezes uma pedra é só uma pedra"