Bem vindos!

Este blog foi feito para narrar algumas das caraminholas de minha cabeça, antes que ela exploda! É um espaço de reflexão, e não de notícias ou de relatos do meu dia... A não ser que eles inspirem algum pensamento diferente!!! Mas leia, e não sinta medo dos textos longos: quem sabe o que pode sair deles? As vezes uma caraminhola na sua cabeça também!!! Só lendo para saber! =D

Muito obrigada pela visita! Fique à vontade: sente-se, tome um cappuccino, coma uns biscoitinhos, leia, reflita...
E VOLTE SEMPRE!!!


A proposito: não se preocupe! A cara mudou, mas o blog continua o mesmo! ;)

domingo, 21 de junho de 2009

O Diploma

Será que qualquer um pode fazer qualquer coisa? E acredito que sim!
Mas será que que qualquer um pode fazer qualquer coisa a qualquer hora? Aí já fica mais difícil!

O Supremo Tribunal Federal decidiu que qualquer um pode exercer a carreira de jornalista. Até aqui tudo está liiiiiiindo! O problema não está em democratizar uma profissão, afinal todas são democráticas, faz faculdade quem quiser! O problema está em dizer que uma profissão pode ser exercida sem o mínimo de preparação ou técnica. O problema está em opinar sem embasamento, sem uma checagem, sem uma apuração!
Aaaaaaaah! Mas apurar não é importante para esses oito ministros... Não importa se a maioria das pessoas acha que jornalismo é ouvir apenas uma fonte, aceitar o que ela diz sem checar, escrever tudo de um jeito bonitinho, não importa se existem mais versões!
Afinal o jornalismo está tão próximo da literatura, não é? Para que ter uma técnica? Para que discutir a ética da profissão na faculdade? Nós, jornalistas, não mexemos com nada demais, mesmo... Basta jogar algo verossímil, uma histórinha literária, e pronto, tem uma reportagem! Afinal jornalismo é uma arte, uma enrolação, uma ficção!
O problema é quem que recebe a informação todo dia não sabe disso, e pode achar que o que estará escrito é verdade...

Quem puder, defina a diferença entre notícia e reportagem... A não ser que não ache isso importante para ser jornalista!

Acho que o próximo passo será deixar açougueiros virarem médicos...

Um comentário:

Carmen Sylvia disse...

É isso ai!!!!
Para ser jornalista não basta sair por ai escrevendo qualquer coisa!!!
Mas o que importa é que as garndes empresas vão sim continuar exigindo o DIPLOMA. E esse voce terá!!!
Beijos minha jornalista favorita!!!