Bem vindos!

Este blog foi feito para narrar algumas das caraminholas de minha cabeça, antes que ela exploda! É um espaço de reflexão, e não de notícias ou de relatos do meu dia... A não ser que eles inspirem algum pensamento diferente!!! Mas leia, e não sinta medo dos textos longos: quem sabe o que pode sair deles? As vezes uma caraminhola na sua cabeça também!!! Só lendo para saber! =D

Muito obrigada pela visita! Fique à vontade: sente-se, tome um cappuccino, coma uns biscoitinhos, leia, reflita...
E VOLTE SEMPRE!!!


A proposito: não se preocupe! A cara mudou, mas o blog continua o mesmo! ;)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ideias!

Hoje eu estava tento uma aula sobre o conceito de ideologia, e o professor citou uma curiosidade que eu achei super legal: o termo ideologia, no século XVIII, era usado para designar uma ciência das ideias! Essa ciência visava estudar de onde tiramos nossas ideias, por que elas aparecem em determinados momentos e em outros não (inspiração). O único problema é que seus estudiosos, os ideólogos, buscavam uma base biológica para os pensamentos, e suas teorias eram tão abstratas, que a palavra ideologia passa a ser pejorativa.
Mais tarde Marx mudou toda a definição, mas não é isso que conta aqui! Essa discussão é muito extensa e não sou eu que vou dar conta, tendo apenas uma aula na bagagem!
Na verdade o meu foco nesse post é essa ciência. Eu reparei como as questões que eles fazem são instigantes, e ao mesmo tempo, ninguém quase pensa nisso hoje! Eu mesma não tinha caraminholado sobre isso ainda! Apesar de ter chegado perto em alguns textos aqui!
Ideias são realmente engraçadas, quase voláteis. Às vezes elas se fazem óbvias para nós, mas também podem ser simplesmente escorregadias! Algumas vezes aparecem como estalos, e somem mais rápido ainda! Por que isso acontece? Por que elas não podem simplesmente aparecer enquanto ainda precisamos delas?
Parece que as ideias têm personalidade e vontade própria: vão e voltam em nossa mente quando bem entendem! Na verdade, eu consigo visualizá-las como uma dessas divas temperamentais, que só fazem o que querem e quando querem!
É uma questão boa, mas ninguém ainda teve uma inspiração para respondê-la! Bom, a gente continua tentando!

Um comentário:

Carminha disse...

Olááááá!!!!
realmente, muitas vezes quando mais precisamos de uma ideia, ela não vem... hahahah
É assim mesmo!!!!
Muito bom o post!!!
Beijosssssss