Bem vindos!

Este blog foi feito para narrar algumas das caraminholas de minha cabeça, antes que ela exploda! É um espaço de reflexão, e não de notícias ou de relatos do meu dia... A não ser que eles inspirem algum pensamento diferente!!! Mas leia, e não sinta medo dos textos longos: quem sabe o que pode sair deles? As vezes uma caraminhola na sua cabeça também!!! Só lendo para saber! =D

Muito obrigada pela visita! Fique à vontade: sente-se, tome um cappuccino, coma uns biscoitinhos, leia, reflita...
E VOLTE SEMPRE!!!


A proposito: não se preocupe! A cara mudou, mas o blog continua o mesmo! ;)

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Cientificismos

Estou lendo o livro “Aula”, que é a transcrição de uma aula inaugural de Roland Barthes. Não vou entrar detalhes do que ele diz ou de suas teorias, porque isso realmente não vem ao caso aqui!
O que interessa é a conclusão a que cheguei: realmente as ciências humanas são muito (mas muuuuuuuuuito mesmo) mais complexas do que as ciências exatas, ou “da natureza”.
Agora, você deve estar pensando: “Até parece! Física é muito mais difícil que História!”. Bom, talvez os números pareçam mais complexos do que as palavras, acho que é porque são mais abstratos. Mas o colegial é enganoso nesse sentido: temos uma pequena pincelada do que se trata de humanas, e história pode ser um excelente exemplo disso:
Quando estamos na escola aprendemos que tudo na história foi daquele jeito e ponto! Na faculdade, tendo o curso simples de “História Contemporânea”, que nem é tão aprofundado, já que eu estudo jornalismo e não história em si, já descobri que existe um ramo dela chamado de historiografia, que estuda as diferentes narrativas da história. Ou seja, o que vemos no colegial é apenas uma dessas várias narrativas, e normalmente parte da teoria mais fajuta delas, a mais determinante e estereotipada.
Partindo para uma análise mais abstrata (sem exemplos), acho que o que difere os dois tipos de ciência é o objeto de estudo. De modo bem geral, as ciências exatas estudam a natureza enquanto as humanas estudam o ser humano. Acontece que é muito mais fácil estudar aquilo que não somos do que aquilo que somos, logo, é mais fácil estudar a natureza, que é o Outro, do que o ser humano que somos Nós, por mais que travestido Ele. (Nossa, que coisa confusa!)
Mas acho que essa complexidade da auto-avaliação que as ciências humanas trazem é ainda mais instigante e apaixonante! Mas isso é uma questão de opinião!

2 comentários:

Cris disse...

E devemos agradecer por ter tido um prof de historia no colegial q nos dizia q o vestibular queria essa versao...masss...tem outras!
Realmente, falar de nós mesmo sempre é mais dificil, talvez isso q torne a ciencia humana é muitooo mais legal!eheheh

Nao tem muito o q dizer...vc ja disse tudo!ehehhe

te adoro!
bjuss

Caca disse...

Oláááaá´!!!
Eu estive sumidinha ne????
Mas voltei, pois gosto de ler esses seus textos!!!
Aliás esse está otimo, como sempre!!!
Mas eu nunca fui fã de história!!!
Será porque não tive professores bons no colégio???
Beijossssss!!!!