Bem vindos!

Este blog foi feito para narrar algumas das caraminholas de minha cabeça, antes que ela exploda! É um espaço de reflexão, e não de notícias ou de relatos do meu dia... A não ser que eles inspirem algum pensamento diferente!!! Mas leia, e não sinta medo dos textos longos: quem sabe o que pode sair deles? As vezes uma caraminhola na sua cabeça também!!! Só lendo para saber! =D

Muito obrigada pela visita! Fique à vontade: sente-se, tome um cappuccino, coma uns biscoitinhos, leia, reflita...
E VOLTE SEMPRE!!!


A proposito: não se preocupe! A cara mudou, mas o blog continua o mesmo! ;)

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Medo dos Porcos

Hoje um professor da faculdade comentou sobre aquela campanha anti-Lula em que a Regina Duarte usava a frase "Eu tenho medo". Isso me lembrou um pouco de outro medo que povoa nossas mentes nesses últimos meses: a gripe suína. (É, eu não ia ser a única a não tocar neste assunto).
Ela começou como uma notícia distante, e logo passou a fazer parte do nosso dia-a-dia de uma maneira escandalosa. Aulas foram adiadas, transtornos foram causados, máscaras foram compradas, e álcoois em gel simplesmente sumiram das prateleiras de farmácias e mercados. Tudo pelo sentimento de terror que esta doença causou.
Pior ainda: agora chovem e-mails decretando a manipulação governamental e midiática: casos estão sendo escondidos de nós! O problema é que ninguém cita fontes, então como confiar? E se isso for verdade, o que será de nós?
Quando as aulas foram adiadas, uma amiga minha comentou algo que me fez pensar: e se tivermos que adiar as coisas indefinidamente, e nunca mais voltarmos a viver? Isso é verdade! Não há sentimento mais castrante que o pânico. E aqui eu preciso diferenciar medo e pânico. O primeiro é um sentimento praticamente essencial para qualquer espécie, ele faz com que a gente não se arrisque em situações críticas, faz parte do instinto de sobrevivência. Já o pânico, para mim, é o medo injustificável ou exagerado de algo. Como é o caso da gripe suína!
Eu acredito que não há motivo para pânico. Por mais irônico que pareça, a melhor forma para se precaver, dita inclusive pelas autoridades, é evitar ser “porco”. Ou seja, fazer o mínimo da higiene existente: conter seu próprio espirro, lavar bem as mãos e não encostar a boca nos bebedouros (prefira os de galão). Coisas pequenas que se deve fazer sempre! Por mais que não existisse a gripe, não se pode passar nos olhos ou boca com a mão que encostou no ônibus, no corrimão ou em qualquer ligar público
Bom, só desejo que o pânico não tome conta de nós, e que as pessoas façam esse básico de higiene! E que todos os porquinhos possíveis, humanos ou virais, sumam para sempre!

2 comentários:

Caca disse...

Hahahahahaahah
Gostei do post!!!!
É a mais pura verdade, algumas atitudes de higiene são básicas...Caso contrário somos porquinhos!!!!
Beijossssss

Cris disse...

Oie!!
Bom...até certo ponto eu concordo com vc...masss...temos um problema quanto a gripe(ou um monte de doenças mais!)...ela é tranmitida naum só por pessoas "porquinhas" (hehehehe)....mas tb pelo simples fato de vc conversar com alguem q tem a gripe....pois..quando vc fala vc solta goticulas da sua boa e é uma coisa inevitavel..q naum é possivel impedir!e ai???como é q fica?!
O panico esta sendo causado principalmente pela falta de informacao...simm...mesmo eles falando todo o momento sobre isso...naum falam o q é preciso falar...se naum...naum ouviria tanto q tantos casos estao sendo escondidos (e sei disso...pq conheço pessoas q estao dentro de hospitais!)e quanto mais se tentar acalmar a populacao pior sera...sabe pq? pq naum é a verdade...a verdade é essencial para se ter confiança nas pessoas...e agora eu pergunto..como confiar nas noticias q se passam e tudo o mais??para mim...é um problema maior do q parece...mass...infelizmente...essagripe ira passar...e as pessoas esquecem facil, e poucos serao aqueles q lembrarao dos fatos reais!

Bom ja falei demais!ehhehe
vou indo
te adoro Nathy!!

bjuss