Bem vindos!

Este blog foi feito para narrar algumas das caraminholas de minha cabeça, antes que ela exploda! É um espaço de reflexão, e não de notícias ou de relatos do meu dia... A não ser que eles inspirem algum pensamento diferente!!! Mas leia, e não sinta medo dos textos longos: quem sabe o que pode sair deles? As vezes uma caraminhola na sua cabeça também!!! Só lendo para saber! =D

Muito obrigada pela visita! Fique à vontade: sente-se, tome um cappuccino, coma uns biscoitinhos, leia, reflita...
E VOLTE SEMPRE!!!


A proposito: não se preocupe! A cara mudou, mas o blog continua o mesmo! ;)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Vivendo, lendo e aprendendo....

A arte é inerente ao ser humano: ela nasceu juntamente com ele! Não importa se por desenhos, palavras, sons ou a junção de tudo isso, a arte se resume a contar histórias: verdadeiras, inventadas, passadas de geração em geração ou sendo contadas pela primeira vez justamente naquela hora! A ficção sempre encantou os homens. Mas o que tanto nos atrai nas histórias? Nos livros, filmes, novelas?
Eu acho que o principal atrativo está nas novas experiências! Aquela frase lugar comum, mas muito verdadeira: "poder viajar o mundo tudo, sem sair de casa". Mas mais do que isso, ao ler algo, é como se realizássemos tudo aquilo que não podemos mas sonhamos, seja possível ou impossível! A realização vicária, pelo outro.
As histórias de fantasia, por exemplo, com todas as histórias de magia, criaturas mágicas e lugares maravilhosos, que não existem realmente, mas que enquanto são lidos ou vistos se tornam reais! Ou mesmo as histórias de outras épocas e costumes que nunca mais vão voltar, são formas de tentarmos entender quem viveu antes de nós! Seus dramas, alegrias, receios!!! Mas é claro que isso é mais fácil de se entender quando a história foi contada na sua época!
O problema é quando essa vida imaginária se torna a única de uma pessoa. É claro que é bom viajar pra outros universos, mas é preciso lembrar que também temos que prestigiar o que está a nossa volta!
Mas uma vantagem é usar a história de outrem para aprender com os erros dela! E também tentar aprender mais sobre si mesmo! Um uso muito difundido nas histórias de crianças, como os morais das Fábulas de Esopo.
De qualquer forma, essas narrativas fazem parte da nossa sociedade e de nós mesmos! Isso que nós somos: uma história de diversas histórias...

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom e bem escrito esse post!!!
Adorei, e é a mais pura verdade que as leituras nos levam por esse mundo afora!!!!
Beijos!!!!