Bem vindos!

Este blog foi feito para narrar algumas das caraminholas de minha cabeça, antes que ela exploda! É um espaço de reflexão, e não de notícias ou de relatos do meu dia... A não ser que eles inspirem algum pensamento diferente!!! Mas leia, e não sinta medo dos textos longos: quem sabe o que pode sair deles? As vezes uma caraminhola na sua cabeça também!!! Só lendo para saber! =D

Muito obrigada pela visita! Fique à vontade: sente-se, tome um cappuccino, coma uns biscoitinhos, leia, reflita...
E VOLTE SEMPRE!!!


A proposito: não se preocupe! A cara mudou, mas o blog continua o mesmo! ;)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Uma questão de olhar!

Às vezes é difícil pensar em o que escrever aqui... Resolvi então seguir o post anterior e continuar refletindo sobre as mudanças do ser humano, mas agora de um outro ponto: a mudança do olhar.
Uma coisa engraçada é que você nunca encontrará duas pessoas que pensem exatamente igual sem ter discutido um assunto. Afinal, após uma discussão é possível capturar e adotar um pouco a opinião do outro e vice-versa. Existem muitas teorias que tocam nesse assunto, mas eu penso que isso ocorre porque cada um coloca um olhar diferente sobre aquilo que vê.
Esse olhar é muito relativo, depende daquilo que você viveu, daquilo em que você acredita e daquilo que você conhece e aceita. E como ele resulta da sua vivência, eu acredito que ele muda ao longo da vida. É como aquela frase do Heráclito "nunca se entra duas vezes no mesmo rio", porque assim como as águas correm e mudam, os nossos pensamentos também fluem como um rio e nos levam a diferentes conclusões ao ligar os mesmos elementos de formas diversas!
E ai está um processo interessante! As pessoas têm medo que os outros façam sua cabeça, muitos temem ser apenas uma máquina de repetição de ideias. Mas se você seguir o seu "olhar", por mais que ele se inspire do que você sorveu dos outros, sempre terá a sua própria opinião. Apesar de tudo, ninguém pode pensar e fazer ligações de fatos por outra pessoa! Isso me lembra meu professor de filosofia da faculdade: ele sempre nos pedia "trabalhos de autoria"! Mas o que isso queria dizer, não usar citações? Claro que não, significava usar e abusar delas, mas apenas como um tijolo na construção do seu raciocínio!
Apesar de pessoal, acreditar apenas no seu próprio olhar pode ser tornar uma perspectiva reducionista. Por isso que eu acredito que o dialogo é importante. Muitas vezes o que o outro viveu pode apresentar a ele diferentes aspectos que eu, por exemplo, poderia nem ter cogitado. E a recíproca é verdadeira. É por isso que eu fico tão feliz em ler comentários opinativos aqui no blog, apesar de não haver muitas ideias contra o que eu escrevi, sempre percebo nos relato algum ponto sobre o assunto que nem sequer havia pensado! E essa troca é realmente muito construtiva!
A mente humana é mesmo engraçada! Ela nunca liga as coisas da mesma forma, e às vezes você pode começar um texto com um assunto e terminar em um lugar extremamente diferente! Pelo menos eu acho que foi isso que aconteceu aqui! Se bem que, daqui a dois minutos, eu possa ter mudado essa opinião! ;)

Um comentário:

M disse...

Adoro aquela frase do Heráclito!