Bem vindos!

Este blog foi feito para narrar algumas das caraminholas de minha cabeça, antes que ela exploda! É um espaço de reflexão, e não de notícias ou de relatos do meu dia... A não ser que eles inspirem algum pensamento diferente!!! Mas leia, e não sinta medo dos textos longos: quem sabe o que pode sair deles? As vezes uma caraminhola na sua cabeça também!!! Só lendo para saber! =D

Muito obrigada pela visita! Fique à vontade: sente-se, tome um cappuccino, coma uns biscoitinhos, leia, reflita...
E VOLTE SEMPRE!!!


A proposito: não se preocupe! A cara mudou, mas o blog continua o mesmo! ;)

sábado, 9 de janeiro de 2010

Rituais

Depois de mais um sumiço, aqui estou eu de volta! E olha quantas coisas passaram nesse meio tempo? Natal, Ano Novo...
Essa foi a primeira virada de ano em que eu não fiz um post balanço, comentando meu 2009, as coisas que aconteceram, o que mudou e o que permaneceu... Isso por si só já é tão esquisito! Mas eu fiquei pensando bastante sobre essa ritualística dos anos e do tempo, e não é que deu caraminhola!

Uma amiga minha estava comentando certa vez como todo ano é igual! E realmente, sempre fazemos as mesmas coisas, trilhamos os mesmo objetivos. Estávamos falando como o ser humano tem necessidade de criar ciclos, para que ele possa começar tudo de novo, fazer avaliações, tomar novos rumos... E eu acho isso muito legal. O problema é que o Ano Novo serve, para muitos, como uma desculpa para adiar as resoluções e mudanças. "Ah, ano que vem tudo será diferente", é uma das frases mais ouvidas, e, no entanto, lá estão as pessoas vivendo suas vidinhas de sempre.
É incrível como tudo que é indesejável, mesmo que imprescindível, nós queremos fazer no começo de um ciclo, seja no começo do ano, do mês ou mesmo da semana. Talvez seja porque, caso não comecemos, sempre dê pra empurrar pra próxima sem nenhuma culpa.

Mas outra coisa que me pergunto é se o homem começou a marcar o tempo com essa função. Parando para pensar, a ideia dessa marcação esta desde o início dentro das religiões! Basta olhar o Antigo Testamento (base das 3 grandes religiões monoteístas) e encontrar primeira semana, já que "Deus criou o mundo em 6 dias, e descansou no sétimo".
Para os não religiosos (afinal este é um blog democrático), basta relembrar o calendário Maia, ultimamente tão citado devido suas profecias de fim de mundo. Ele é, na verdade, um refinamento dos vários calendários empregados anteriormente na América, conjunto chamado de "Calendário Mesoamericano". O pioneiro deles foi provavelmente em 1 200 a.C pelos Olmecas. Ou seja, isso já é bem antigo. E existiam calendários gregos, egípcios...
Tudo bem que a contagem dos dias auxiliava na plantação, e o calendário assumia um papel social, ao estipular feriados e comemorações. Mesmo assim, pergunto-me se eles também gostavam de empurrar os problemas com a barriga como nós fazemos... Eu acho que sim! E vocês?

2 comentários:

M disse...

Eu também acho! rs

CS disse...

Eu acho que desde que o mundo é mundo, empurra-se tudo com abarriga!!!